Marcus Vinícius se torna promessa do tiro com arco após brilhar no Mundial

Arqueiro de 15 anos surpreendeu até o medalhista olímpico Richard Priestman, que exaltou o bom rendimento obtido pelo jovem brasileiro nos torneios internacionais.
É bom que o brasileiro comece a se familiarizar com o tiro com arco, pois uma das grandes promessas olímpicas do país está nesta modalidade. Trata-se de Marcus Vinícius D'Almeida, de 15 anos, mas que já possui um dos melhores resultados do Brasil na história do Campeonato Mundial de Tiro com Arco na categoria adulto.
Em outubro de 2013, no Mundial da Turquia, em Antalya, Marcus se destacou na disputa. O jovem terminou em 17º e obteve o segundo melhor resultado de um arqueiro do país na história, atrás apenas da 10ª posição de Leonardo Carvalho em Madri-2005. Após passar da fase de qualificação e das duas primeiras rodadas mata-mata, Marcus foi eliminado pelo sul-coreano Oh Jin-Hyek, atual campeão olímpico da prova.
Em 2013, Marcus também disputou o Mundial da categoria cadete (14 a 17 anos), em Wuxi, na China, e ficou na nona posição. Com o resultado, ele obteve uma vaga para a Olimpíada da Juventude de 2014, que será em Nanquim, na China.
Diante do bom desempenho, Marcus acredita que a modalidade pode tornar-se popular no Brasil.
- Acredito que a Olimpíada é uma grande forma de popularizarmos o esporte. Eu quero ser esta pessoa que detenha esses resultados para popularizar o tiro com arco, mas até lá tem muito caminho - disse Marcus, que treina diariamente em dois turnos no Círculo Militar de Campinas (SP), base da Seleção Brasileira.
Talentoso, Marcus já surpreendeu até um especialista da modalidade. Técnico da Seleção Brasileira, o britânico Richard Priestman, bronze por equipes nas Olimpíadas de Seul (1988) e Barcelona (1992), passou a acreditar no Brasil após assistir às flechadas do jovem.
- Não acho que alguém acreditasse que o país pudesse obter medalhas no tiro com arco. Com o Marcus, vi que há uma crença de que o sucesso pode vir em nível mundial e olímpico - disse ele.
COM A PALAVRA
Richard Priestman
Técnico da Seleção Brasileira de tiro com arco e medalhista olímpico
Marcus Vinícius se desempenhou muito bem nos dois Campeonatos Mundiais que disputou. Ele tem apenas 15 anos e mostrou um grande potencial nesse ano com alguns resultados e confrontos empolgantes em nível mundial.
Marcus adora atirar e treinar, está sempre fazendo boas perguntas sobre como aprimorar o que está fazendo. Ele nunca está satisfeito, não importa o quão bem atire. Ele possui um talento natural e , felizmente, tem uma boa ética de trabalho. Para Marcus, fazer parte não é o suficiente, ele quer atirar todas as flechas no alvo.
Há ainda uma série de aspectos físicos e de habilidade para que ele desenvolva, e vamos começar um novo programa no centro de treinamento em Campinas. Os resultados dos treinos são sempre altos, então vamos focar mais na resistência mental, tratando com diversas situações.
Marcus pode se tornar um grande modelo para muitos aspirantes olímpicos no Brasil. Já é um dos favoritos para obter uma medalha na Olimpíada da Juventude, e se continuar evoluindo como arqueiro nos próximos anos, tem uma chance real de desafiar os melhores e conseguir uma medalha nos Jogos Olímpicos de 2016.
Com certeza, ele ainda tem muito trabalho pela frente nos próximos dois anos, quando vai treinar pelo menos 2 mil flechadas por semana. Você nunca pode garantir uma medalha no esporte, tudo o que pode fazer é treinar duro e se preparar da melhor forma possível para se dar a chance de vencer.
JOGO RÁPIDO
Livro: Não gosto muito de ler.
Filme: Documentário sobre o Ayrton Senna
Comida: Estrogonofe.
Ídolo no esporte: Ayrton Senna
Um dia marcante no esporte: Quando consegui a vaga na Olimpíada da Juventude

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support