BREVE HISTÓRIA DA CONFEDERAÇÃO

BREVE HISTÓRIA DA CONFEDERAÇÃO

O Tiro com Arco no Brasil teve uma longa história até a criação da Confederação Brasileira de Tiro com Arco – CBTARCO – fundada em 09 de julho de 1991, no Rio de Janeiro.

As federações fundadoras são: Federação Mineira de Arqueirismo, Federação de Arqueirismo do Estado do Rio de Janeiro, Federação Gaúcha de Arco e Flecha, Federação Paraense de Arqueirismo (desativada) e Federação Paulista de Arco e Flecha.

Após a fundação da CBTARCO, surgiram: Federação Capixaba de Tiro com Arco, Federação Matogrossense de Tiro com Arco, Federação Pernambucana de Tiro com Arco e Federação Goiana de Tiro com Arco.

O primeiro presidente da Confederação foi o Sr. Wladmir Bráulio Jr, que atuou de 1991 a 1995, quando assumiu o Sr. Ronaldo Guimarães de Carvalho, como interventor e posteriormente, como presidente. Em 1º de Maio de 1999, passou a presidência para seu vice, Sr. Vicente Fernando Blumenschein, que foi eleito presidente no quadriênio seguinte (2000 a 2004).

A CBTARCO é filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Federação Internacional de Tiro com Arco (FITA), à Confederação Pan-Americana de Tiro com Arco (COPANARCO) e à Confederação Sul-Americana de Tiro com Arco (CONSUARCO).