Modalidade

De acordo com a FITA, as competições de tiro com arco estão divididas da seguinte maneira :


Disciplina 

Outdoor
Indoor
Field
Ski-archery (esqui)
Clout
Flight


Classes  

Feminino (adulto) – a partir de 19 anos
Masculino (adulto) – a partir de 19 anos
Cadete feminino - até o ano do 16º aniversário
Cadete masculino- até o ano do 16º aniversário
Juvenil feminino – até o ano do 18º aniversário
Juvenil masculino – até o ano do 18º aniversário
Master feminino - a partir do 50º aniversário
Master masculino - a partir do 50º aniversário

Eventos separados para Cadete, Juvenil e Master podem ser reconhecidos pela FITA nas disciplinas Outdoor, Indoor, Field e Sky-Archery.


Divisões
Competidores usando diferentes tipos de equipamentos são agrupados em divisões separadas e competem em diferentes eventos.
A FITA reconhece as seguintes divisões:


Para Outdoor
Competição realizada ao ar livre, em campo aberto, geralmente gramado. O campo de prova deve ser plano e sem obstáculos para os arqueiros. Somente este tipo de prova (outdoor) e o arco recurvo ou olímpico fazem parte dos Jogos Olímpicos e Panamericanos. O arco composto, juntamente com o recurvo, fazem parte das demais provas internacionais, como os Mundiais.

 

Divisão de Arco Recurvo (Olímpico)
Divisão de Arco Standard
Divisão de Arco Composto


Para Indoor
As provas indoor são realizadas em ambiente fechado, geralmente um ginásio de esportes. Surgiu na Europa, onde é disputado durante o inverno, pois a neve impede a realização de provas outdoor.

 

Divisão de Arco Recurvo
Divisão de Arco Composto


Para Field
Esta modalidade de tiro com arco, ao ar livre, em bosques ou florestas, talvez seja uma das mais agradáveis, pois os arqueiros tem a possibilidade de caminhar por um bosque, encontrando alvos dos mais variados tamanhos, nas mais diferentes posições de tiro.

Estas características exigem do atleta uma excelência tanto no conhecimento de seu material e equipamento como na capacidade de decidir a distância para a regulagem de sua mira.

O grau de dificuldade dessas competições pode variar de acordo com o organizador do evento, podendo, por exemplo, se atirar em declive com um lago atrás do alvo ou com o alvo na beira e na frente do lago, propiciando, num eventual erro, a perda de uma flecha.

Muitos amantes da natureza acham no field uma maneira de integração, na qual a caminhada e a paisagem se tornam uma motivação a mais para a prática do esporte.

Divisão Barebow
Divisão de Arco Recurvo
Divisão de Arco Composto


Para Ski-Archery

 

Divisão de Arco Recurvo
Divisão de Arco Composto


Para Clout
Consiste em 36 flechas atiradas nas distâncias de 165 metros para homens e 125 metros para mulheres. Os tiros serão dados em uma única direção. O alvo para clout deverá ser circular, com 15 metros de diâmetro. O alvo pode ser marcado sobre o chão ou as linhas de pontuação podem ser determinadas através de trena metálica ou uma corda não elástica. O tiro é dado para cima para que a flecha caia no alvo desenhado no chão.

 

Divisão de Arco Recurvo


Para Flight
Os tiros flight consistem em seis flechas para as maiores distâncias. Os tiros devem ser dados em uma única direção. A disputa é para atirar uma flecha o mais longe possível da linha de tiro. A área de pouso, definida como sendo qualquer parte do terreno onde se espera que a flecha aterrize, deve ter pelo menos 200 metro de largura e uma extensão de pelo menos 450 metros. Esta área deve ser livre de obstáculos ou perigos, tais como árvores, construções, cercas, fossas, etc.
 

Livros de Regra da FITA - Traduzidos
19.07.08

Prezados Juízes, Atletas e aficcionados pelo Tiro com Arco no Brasil.

Após dois meses de trabalhos, estamos publicando a tradução do livro “FITA
CONSTITUITION AND RULES” que é o livro que rege todo o Tiro com Arco no mundo.

Esta é a quarta vez que passo por tradutor, trazendo agora a última publicação da FITA que é de 1° de abril de 2008. Esta versão substitui e torna obsoleta qualquer versão anterior. Nos últimos anos passamos por várias alterações nas regras de Tiro, sendo portanto importante estarmos a par do que é efetivo no momento.

Estamos postando no site da CBTARCO hoje uma versão ainda não completa da tradução. Faltam os apêndices do Livro 1 e o livro 4 que trata de vários rounds sem muita importância para nós, como o Ski-Arc. É nossa pretensão fazer a tradução destas partes que faltam, mas para não atrasar mais, publicamos agora o que é mais importante.

Ronaldo G. De Carvalho
Diretor de Arbitragem da CBTARCO
Juiz Internacional FITA desde 1991

 

Notas do Tradutor - PDF
Livro 1 – trata da Constituição da FITA e dos Rounds e Competições existentes - PDF
Livro 2 – Regras do Tiro com Arco Outdoor - PDF
Livro 3 – Regras do Tiro com Arco Indoor - PDF
Livro 4 – Regras de Tiro com Field- PDF