Promessa Paralímpica de Tiro com Arco

A história do Tiro com Arco paralímpico é longa, as primeiras competições foram realizadas na Inglaterra, em 1948, e o esporte fez parte do programa da ediçãoinaugural dos Jogos Paralímpicos, em 1960, em Roma. Para os próximos Jogos Paralímpicos Rio 2016, a promessa é Francisco Macicledes Barbosa Cordeiro, mais conhecido como Márcio, na modalidade Arco Recurvo Olímpico, a única permitida nasdisputas olímpicas e paralímpicas, em que o arco é formado por lâminas, punho e corda. O outro tipo de arco que existe é o composto, que possui um sistema capaz de alcançar maiores potências com menos esforço, e é mais utilizado para a caça.

Morador de Niterói, Francisco treina diariamente no CT, em Maricá. Apesar de toda a dificuldade, o amor ao esporte o impulsiona e já está dando resultados. Aos 26 anos coleciona conquistas na modalidade, iniciada em 2011. No ano seguinte, já fazia parte da seleção e foi considerado o melhor atleta paralímpico de Tiro com Arco do ano. Ainda em 2012, foi campeão carioca, brasileiro e da Copa do Brasil indoor e outdoor.

Os 70 metros que separam Francisco do alvo, que mede 1,22m de diâmetro, não são problemas. Sua precisão chega ao centro do alvo, que corresponde o valor mais alto, 10 pontos. O mais externo vale um ponto e quanto mais próxima do círculo central estiver a flecha, maior a pontuação, ao todo são dez círculos concêntricos.

O ano de 2013 não está sendo diferente, e Francisco foi ouro no campeonato brasileiro indoor e na Copa Centro-oeste, além de bronze por equipe no Mundial IWAS, disputado na Holanda. No momento, ele está se preparando para o Brasileiro, que será realizado em Belo Horizonte no mês de outubro e para a Copa do Mundo em Bangkok, na Tailândia, que ocorrerá em novembro, e nós vamos torcer para mais uma conquista do nosso atleta brasileiro.

Melhores Resultados da carreira:

1. RECORD ARST A 90 METROS 277 PONTOS ANO 2012
2. RECORD ARST 30 M 342 PONTOS ANO 2012
3. RECORD ARST FITA 1197 PONTOS ANO 2012
4. RECOR NO INDOOR 561 PONTOS ANO 2012
5. 3º NO CAMPEONATO FLUMINENSE 2011
6. 2º NO RANKING NACIONAL ARST 2011

Prêmios recebidos:

2011 BRONZE CAMPEONATO FLUMINENSE 2012 OURO NO DUPLO 70 FLUMINENSE 2012
OURO COMPETIÇÃO ENTRE EQUIPE PARALÍMPICA
 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support