OMS prevê Zika sob controle na Rio-2016 e espera Olimpíada 'fantástica'

Para Bruce Aylward, inverno deve facilitar controle do Aedes aegypti no Rio

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está tranquila com os registros do vírus Zika no Brasil a poucos meses dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Segundo a entidade, os cariocas irão organizar uma competição "fantástica" na questão sanitária.


A avaliação é de Bruce Aylward, diretor-executivo para epidemias e emergências da OMS. Segundo a agência de notíciasAssociated Press, o vírus estará sob controle até o início dos Jogos Olímpicos, em 5 de agosto.


De acordo com Aylward, a população do mosquito Aedes aegypti deverá diminuir consideravelmente no Rio de Janeiro no período da Olimpíada, uma vez que será inverno na cidade.


Além disso, as sedes olímpicas ficam em um perímetro restrito, tornando mais fácil o controle dos mosquitos, aposta o diretor da OMS.

"O Brasil terá uma Olimpíada fantástica e de muito sucesso. O mundo todo estará lá. Gostaria muito de estar lá, mas haverá outros tipos de problemas até lá, e serão muitos. Estarei em outra parte do planeta", afirmou Aylward.

 

Links com mais detalhes: 
http://olimpiadas.uol.com.br/noticias/2016/02/19/oms-preve-zika-sob-controle-na-rio-2016-e-espera-olimpiada-fantastica.htm
http://combateaedes.saude.gov.br/divulgue
http://portalsaude.saude.gov.br