Lançamento do Livro Retratos Culturais do Arco e Flecha

Obra apresenta um olhar ampliado entre tiro com arco, tradição e modernidade de etnias indígenas do Rio Negro


O livro “Retratos Culturais do Arco e Flecha no Amazonas: uma ponte entre a tradição e a modernidade” será lançado em São Paulo nesta quarta-feira (2), às 19h, na Livraria Saraiva do Shopping Eldorado. A obra, de autoria do ativista e superintendente-geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) Virgílio Viana e do jornalista Sérgio Adeodato, destaca a história dos povos tradicionais do Amazonas das etnias Baniwa, Kambeba e Karapãna, por meio de um mergulho em comunidades indígenas do Rio Negro.

Produzido a partir de jornadas em comunidades indígenas do alto e baixo Rio Negro, o livro convida para uma imersão na relação entre o moderno tiro com arco e a cultura tradicional Baniwa e para a celebração do encontro dessa prática milenar com a modernidade, proporcionado pelo Projeto Arquearia Indígena no Amazonas. Desde 2013, o projeto oportuniza, a quatro atletas indígenas do Amazonas, treinamento de alto rendimento visando competições internacionais.

“Essa obra destaca a importância do arco e flecha sob o ponto de vista da renovação da tradição. As pessoas olham o arco e flecha mais como um objeto de artesanato, mas no fundo é um instrumento tradicional que pode adquirir novos valores não associados a ele”, explica o coautor da obra, Sérgio Adeodato.

Retratos que mostram histórias como a de Nelson Silva (Inha, na etnia Kambeba), arqueiro do projeto, nascido e criado na comunidade Três Unidos. Ele e mais três indígenas do baixo Rio Negro agarraram a oportunidade de praticar tiro com arco na modalidade olímpica. Três anos após o início do projeto, uma iniciativa da FAS e vários parceiros, Nelson já conquistou medalhas de ouro em competições nacionais e internacionais, e segue firme no rumo aos Jogos Olímpicos de Tokio 2020. Ele será o primeiro indígena a representar o Brasil no campeonato mundial de tiro com arco, a ser realizado em outubro na Argentina.

“Em várias competições estive entre os melhores do Brasil, e isso já foi motivo de muito orgulho pra mim e pra minha aldeia. O arco e flecha nos deu a oportunidade de sonhar e correr atrás do sonho de recuperar o espaço do meu povo trazendo medalhas para eles”,destaca..

Além das histórias de vida e do contexto histórico e antropológico com entrevistas a antropólogos, o livro é enriquecido com textos do superintendente geral da FAS, Virgílio Viana. Gestor da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e ativista, Virgílio dedica a obra a todas as parcerias que tornaram possível o projeto de arquearia como esporte no Amazonas.

“Esta obra é um capítulo de uma história que vem sendo escrita a muitas mãos: atletas, instrutores, familiares, equipe da FAS, lideranças indígenas, pesquisadores e parceiros. Esperamos que este livro inspire outros a ousarem iniciativas capazes de contribuir para o desenvolvimento sustentável e o bem viver das populações indígenas da Amazônia”, destaca Viana.

O livro é ilustrado com fotos do renomado fotojornalista pernambucano André Pessoa, que tem trabalhos publicados em livros, emissoras de televisão, jornais e revistas no Brasil e no exterior – acervo que inclui imagens da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e, principalmente, da Caatinga, onde mantém escritório e realiza expedições desde 1993.

A obra foi viabilizada com patrocínio da Videolar/Innova e Honda, além do apoio do Bradesco, Accor e Fedex, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. O livro será vendido na Livraria Saraiva em Manaus e em na sua loja do Shopping Eldorado, em São Paulo.

Serviço: Lançamento do livro “Retratos Culturais do Arco e Flecha no Amazonas: uma ponte entre a tradição e a modernidade”

Quando: 02/08 (quarta-feira)
Onde: Livraria Saraiva - Shopping Eldorado (Av. Rebouças, Pinheiros - São Paulo)
 
Mais informações para a imprensa com:
Assessoria de Imprensa +551130462525
Luiz Soares
Tel.: +55 11 3046-2524
Cel.: +55 11 98752-4637
luiz@lead.com.br
 
Janine Saponara
Tel.: +55 11 3046-2521
Cel.: +55 11 987149783
janine@lead.com.br
 
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support